Linha do Tempo

1530 - A origem do nome Brasil

Uma das primeiras coisas que aprendemos na escola, é que o nome Brasil tem origem da árvore muito comum em toda nossa costa, o pau-brasil, esta explicação teve origem na época colonial, pois cronistas da importância de João de Barros, frei Vicente do Salvador e Pero de Magalhães Gândavo, assim o divulgaram.

Mas até a origem do nome Brasil é controvertida, em mapas antigos (que eram traficados e muito valiosos no período anterior ao descobrimento) já existia a menção no além mar do Hy Brazil (com z) que era uma lenda celta (povo antigo que habitava a Grã Bretanha) de uma terra abençoada e envolta em nuvens.

O filólogo Adelino José da Silva Azevedo postulou que se trata de uma palavra de procedência celta (uma lenda que fala de uma "terra da fortuna", vista entre nuvens), mas advertiu também que as origens mais remotas do termo poderiam ser encontradas na língua dos antigos fenícios (os iraquianos de hoje, que foram exímios navegadores).
Assim antes da descoberta do Brasil existia uma lenda sobre uma ilha Brazil, e seu nome pode ter sido uma homenagem a esta lenda.

A Ilha Brasil, ou mais comumente a Ilha do Brazil; Ilha de São Brandão; Brasil de São Brandão ou Hy Brazil, é uma ilha fantasma do Oceano Atlântico ligada à tradição de São Brandão das terras afortunadas situadas a oeste do continente europeu.

A cartografia medieval europeia, segundo diz a "Enciclopédia dos Lugares Mágicos de Portugal" de Paulo Pereira, volume 8, Lisboa, 2006, surge na cartografia náutica desde o século XIII. Tem diversos nomes, variantes do nome original e está localizada perto da Irlanda ou no meio do oceano Atlântico. Aparece num mapa da Catalunha de 1325-1330, no mapa de Dulcert de 1339, no mapa dos irmãos Pizagani de 1375-1378, no mapa do cartógrafo veneziano Andrea Bianco de 1436 . Esta ilha surge no mapa atlântico do cartógrafo veneziano Zuane Pizzigano e no mapa anônimo chamado de Weimar, ambos de 1424,

A presença desta ilha mítica na cartografia fixa o nome Brasil em data muito anterior a 1500, a data "da descoberta oficial" das Terras de Santa Cruz, o atual Brasil, e invalida de todo a teoria de que o nome estaria ligado ao vermelho do pau-brasil. Na realidade, àquela data, o Brasil como lugar mítico já estava presente no vocabulário e no imaginário dos povos do ocidente europeu há muitos séculos.

A procura da Ilha do Brasil, foi uma obsessão nas navegações renascentistas do Atlântico até 1624. Dos Açores deslocou-se para sudoeste, primeiro para as Caraíbas, para depois se fixar no litoral do atual Brasil.

Assim também a origem do nome do Brasil, remonta outras origens, é que em determinado momento da história prestar homenagens (a uma lenda celta) era forma de desrespeito à corte portuguesa, daí se forjar que as origens do nome se deram por escolha do colonizador em homenagem a algo nativo da terra.

E assim foi se passando a história, uma mentira contada diversas vezes torna-se verdade!

Até o próximo artigo! Esperamos que tenham gostado, pois conhecendo a História entendemos nosso presente, para planejar e mudar o futuro!