Dia 20 de agosto, São Bernardo completou 462 anos

 

 capela sbc - antiga  capela sbc - atual

Você sabia que aquela capela localizada na rua Marechal Deodoro, diante da Igreja Matriz, foi construída no século 19?

A história de São Bernardo passa pelas estradas abertas pelos primeiros colonizadores, que ligavam o litoral em direção ao interior do país, pela chegada dos imigrantes no início do século 20, pela industrialização, chegando aos dias de hoje como uma metrópole com mais de 800 mil habitantes.

Quando andamos hoje pelo centro da cidade, não imaginamos que naqueles tempos, no mesmo local da capela, havia estradas de terra precárias por onde passavam carroças a caminho de outros povoados.

Originalmente, a capela chamava-se Nossa Senhora da Boa Viagem. Foi a primeira obra erguida nas terras do Sítio da Borda do Campo em 1812, cedidas por Manoel Rodrigues de Barros. Serviu às funções paroquiais da região até a construção da Igreja Matriz em 1825. Localizava-se à beira da antiga estrada que levava a Santos, por isso, acabou tornando-se ponto obrigatório de parada dos viajantes, como Dom Pedro I, para pedir a proteção e a bênção de Nossa Senhora para uma boa viagem.

Hoje é patrimônio tombado pelo Compahc-SBC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo), mas encontra-se em mal estado de conservação.

Em agosto de 2012 a praça da Igreja Matriz passou por uma reforma que não contemplou a restauração da capela. O que é uma pena, pois foi nesse ano que a capela completou dois séculos de existência!