Escolas tradicionais do ABC (1)

americo brasiliense2Americo Brasiliense de Almeida Melo

A partir de outubro, falaremos da origem do nome de algumas escolas da região, iniciando por duas escolas tidas como mais antigas ou tradicionais do ABC, e, claro, abriremos caminho para falar de outras futuramente.

Colégio Américo Brasiliense – em Santo André
O Colégio Américo Brasiliense é uma escola central e muito conhecida. Mas poucos conhecem quem foi Américo Brasiliense?
Ele era um paulista nascido em 8 de agosto de 1833. Foi o terceiro governador do Estado de São Paulo e primeiro presidente do Estado de São Paulo.
Formou-se em Direito, em 1855, pela Faculdade do Largo São Francisco. Antes de exercer o cargo de governador do Estado já havia ocupado cargos públicos em diversas regiões do país. Foi também presidente das províncias da Paraíba e do Rio de Janeiro. Já em São Paulo foi vereador (1881/1882) e deputado provincial (entre 1868 e 1889).
Exerceu o mandato de governador de São Paulo entre março e junho de 1891 e continuou no poder como
primeiro presidente do Estado em decorrência da Constituição de 1891, que estabeleceu o título de presidente para o chefe do Executivo. Presidiu o Estado de junho a dezembro de 1891.
Enfrentou um período de grandes conturbações em São Paulo. Coube a Américo Brasiliense promulgar a primeira Constituição do Estado. Abandonou o cargo antes de completar o mandato. Elaborou o primeiro projeto da Constituição Federal de 1891.

Lauro Gomes de AlmeidaCELGA – em Rudge Ramos
Em São Bernardo, o CELGA – Colégio Estadual Lauro Gomes de Almeida, em Rudge Ramos, também é tradicional, e presta homenagem a Lauro Gomes de Almeida.
Mineiro, nascido em 1895, foi deputado federal e prefeito de São Bernardo (por duas vezes, 1951 e 1959) e de Santo André. Ficou conhecido como "o prefeito das crianças" por ter cedido terreno pertencente à sua família para a construção da Cidade das Crianças. O terreno, na verdade, era uma fazenda herança da família de sua esposa, Lavínia Rudge Ramos Gomes (conhecida como Nenê Rudge Ramos), filha do jurista Arthur Rudge da Silva Ramos. A área ao redor da sede da grande fazenda passou, mais tarde, a abrigar a ETE - Escola Técnica Estadual Lauro Gomes, um dos projetos do prefeito. É um prefeito ainda bastante lembrado em São Bernardo por suas realizações.